Palestra aborda o uso da Inteligência Artificial na advocacia: o papel da tecnologia no futuro da p

Palestra aborda o uso da Inteligência Artificial na advocacia: o papel da tecnologia no futuro da p

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Foz do Iguaçu recebeu uma palestra sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na advocacia. Com o tema “Desvendando a Inteligência Artificial: Aplicações práticas para a advocacia”, a advogada Emanueli Kottvitz apresentou sua visão sobre as possibilidades e os desafios trazidos pela tecnologia à profissão jurídica.

Kottvitz, que é empresária, ex-assessora de magistrado, mestranda em Direito pela Univel e pesquisadora das interseções entre a crise da linguagem e a inteligência artificial, compartilhou com os participantes suas pesquisas e experiências, ressaltando a importância da IA na transformação do mercado jurídico. O evento, realizado em parceria com a Unifoz, contou com a presença de estudantes, professores da instituição, bacharéis, advogados e representantes da subseção local da OAB.

Conrado Sotomaior Justus Machado, Diretor Acadêmico da Unifoz e presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB Foz do Iguaçu, destacou a relevância do tema, especialmente para os profissionais do Direito que precisam se adaptar às inovações tecnológicas. “Nossa comissão é recente, composta por 18 integrantes, e estamos trabalhando para atuar em parceria com a Seccional. Temos como objetivo promover capacitações para advogados e estudantes, algo essencial para a nossa classe”, afirmou Conrado. Em sua fala, ele também celebrou o mês das mulheres, declamando uma poesia em homenagem à data. Justus destacou ainda que os desenvolvedores da IA recentemente lançada como Deepseek disponibilizaram seu código em formato aberto, o que deve contribuir para a democratização do acesso à inteligência artificial.

A Diretora-Geral da Unifoz, Soraya Sotomaior Justus, também ressaltou a importância da inteligência artificial no contexto acadêmico e profissional, afirmando que a inovação tecnológica, quando bem aplicada, pode otimizar processos, oferecer soluções mais rápidas e tornar o trabalho jurídico mais eficiente.

Durante sua palestra, Emanueli Kottvitz abordou, entre outros pontos, as formas pelas quais a inovação tecnológica pode ser aplicada tanto nos escritórios de advocacia quanto no ambiente acadêmico. Também tratou da legislação da União Europeia sobre Inteligência Artificial, destacando as classificações de risco propostas para o uso da IA, e alertou para os cuidados necessários na sua utilização, a fim de evitar problemas jurídicos e éticos. Ao final, respondeu às perguntas do público sobre as implicações jurídicas dessa revolução tecnológica

Álbum de Fotos